A Water To Sea oferece um pacote completo de serviços temporários offshore com técnicos qualificados neste segmento, adicionando benefícios durante todo o ciclo de vida operacional do cliente.  Nossas equipes de serviço, com base no Brasil e no Golfo do México, fornecem serviços para construção de poços novos e fluidos de retorno em completação, fluidos em fase de Comissionamento & Startup da Instalação, fluidos de retorno em intervenções, água residual e água produzida fora de especificação, além de águas de descomissionamento.

O Sistema de Tratamento da Water To Sea foi projetado para ser um verdadeiro sistema temporário. Ele trata água de acordo com as normas de descarga de água ao mar, minimiza o desperdício, ao invés de criá-lo e, mais importante conclui o projeto dentro do prazo e do orçamento, sem resíduos de consumíveis e sem surpresas no custo de manuseio.


Comissionamento e Startup

INSTALAÇÕES DE PRODUÇÃO OFFSHORE

A fase de Comissionamento e Startup de uma nova instalação de produção offshore requer grandes volumes de água que contenham hidrocarbonetos, produtos químicos e sólidos. Estas águas podem ser originadas de linhas de fluxo submerso ou linhas de exportação inibidas com produtos químicos para evitar a corrosão e proteger os ativos de tubulações entre a instalação e o primeiro óleo.

O tratamento com sucesso desses fluidos:

  • Reduz as concentrações de contaminantes químicos tóxicos ou níveis de descarga ao mar em não conformidade, eliminando a coleta, transporte e eliminação de milhões de litros de água contaminada para a costa.

  • Diminui riscos em HSE e custos de comissionamento e startup da instalação

POÇOS SUBMERSOS

Quando um novo poço submerso é construído e posto em operação, os fluidos de “retorno de fluxo" contêm uma mistura de produtos químicos para garantia de fluxo e fluidos de completação que podem conter contaminantes altamente tóxicos, tais como zinco e fluidos produzidos. Este coquetel potencialmente tóxico, corrosivo e estabilizante de emulsões cria estragos nos equipamentos da empresa e no processo de separação de água-óleo, resultando em alta BS&W (óleo molhado) e água produzida fora de especificação. Isolar e tratar esses fluidos de retorno através de um sistema de tratamento temporário de água:

  • Reduz custos e riscos em HSE,

  • Minimiza fechamentos de poços, o critério mais importante ao abrir um novo poço.

  • Tratar os pequenos volumes de água produzida gerados na fase inicial da vida do ativo quando os volumes de água produzida são muito baixos para o sistema de tratamento de água produzida da unidade.

PLANEJAMENTO ANTECIPADO

O planejamento antecipado durante o projeto da unidade incorpora o gerenciamento destes fluidos nos procedimentos de comissionamento e startup e desenvolve uma plataforma de gerenciamento de água para futuras conexões, intervenção de poço e manutenção da unidade.


Intervenção de Poços e Fluxo de Retorno

INTERVENÇÃO DE POÇO

Atividades de intervenção como re-completação de poço, estimulação de poço, eliminação de incrustações e remoção de hidrocarbonetos pesados, parafina e detritos, resultam em fluidos altamente contaminados de retorno. Quando co-misturados com a produção diária, o resultado pode ser um óleo fora de especificação (alto BS&W) e água produzida fora do padrão.

O Sistema de Tratamento Eletroquímico da Thincell® da Water To Sea é projetado para:

  • Desestabilizar e quebrar emulsões estabilizadas pela conclusão, intervenção e química de garantia de fluxo

  • Facilitar a separação de água-óleo e a remoção de partículas finas sólidas suspensas, resultando em uma descarga compatível ao mar.

  • Reduzir as concentrações de contaminantes de metais tóxicos, como o zinco, que pode ser um componente do fluido de completação de poços profundos

  • Reduzir custos em Startup e riscos em HSE

TRATAMENTOS ON-LINE & OFF-LINE

Tratamento online de fluidos de retorno de intervenção:

  • Mantém a produção diária

  • Minimiza a geração, coleta e descarte final ou reciclagem de fluidos em não-conformidade

  • Protege ativos de fluidos corrosivos,

  • Reduz custo de manuseio de resíduos de intervenção e riscos em HSE.

Tratamento Offline de fluidos de retorno de intervenção coletados e armazenados durante várias intervenções de poço ou fluidos de retorno co-misturados com outros fluidos produzidos em não-conformidade é uma prática comum, se a capacidade de armazenagem estiver disponível


Água Produzida e Água Residual

A "Água Produzida" geralmente se refere a diferentes fluxos de águas residuais na produção offshore de óleo. A água produzida pode incluir água de retorno, água produzida, a água produzida co-misturada com fluxo de água de retorno ou água residual.

O tratamento temporário de água produzida da Water To Sea, qualquer que seja a sua fonte, contempla a água que não pode ser processada através do sistema de tratamento de água produzida da instalação para atender os regulamentos de descarga ao mar.

O tratamento temporário de água produzida é utilizado:

  • No início de vida dos ativos de produção, quando a água produzida é muito baixa para o sistema de tratamento de água produzida a bordo

  • Na vida final de ativos, para aumentar o sistema a bordo de tratamento de água quando a produção de água excede a capacidade de projeto do sistema de tratamento de água.

Água produzida em não-conformidade e água residual são geradas a partir de muitas atividades diárias de produção e se não forem tratadas adequadamente, podem resultar em paradas da unidade e multas regulamentares. Para manter a produção, não é incomum desviar fluidos em não-conformidade para tanque de carga ou tanques de resíduos. Este desvio desordena a capacidade de armazenamento de óleo e aumenta a frequência de transbordo de óleo. Ele também fornece um ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias favorecendo a degradação da integridade de ativos e degradação ambiental.

O sistema de Tratamento Eletroquímico Thincell® da Water To Sea trata prontamente os fluidos fora de especificação atendendo aos critérios de descargas regulamentados em altas vazões. Não há necessidade de utilizar latas de filtração ou membrana, alternativas que requerem substituições frequentes e dispendiosas e descarte em terra.


Reparo e Manutenção

INSTALAÇÃO

O sistema integrado de tratamento da Water To Sea, ou um de seus componentes, pode ser utilizado para manter a produção de petróleo e descarga compatível ao mar quando serviços de reparo ou manutenção são necessários na separação de óleo-água das Instalações ou no sistema de tratamento de água.

LINHAS DE EXPORTAÇÃO & FLUXO

O sistema pode tratar a água do mar contaminada com hidrocarbonetos originadas de manutenção e reparo de tubulações e linhas de fluxo. O sistema da Water To Sea minimiza o tempo de inatividade do sistema, gastos operacionais e risco em HSE associados à coleta e eliminação de grandes volumes de água contaminada.


Descomissionamento

O Descomissionamento de instalações, tubulações e linhas de fluxo geram grandes volumes de água contaminada por hidrocarbonetos que pode ser tratada no local e descarregada ao mar, minimizando o desperdício, risco em HSE, custos e maximizando o tempo de descomissionamento.

 

Códigos de Certificações & Normas Aplicáveis

Certifications+of+the+Water+To+Sea+System.jpg

O sistema Thincell da Water To Sea é projetado para vazões de tratamento padrão de 12.000 bbls/dia em pressões de 150 psi e temperaturas de 170 ° F (77°C).  

Seu design é foi projetado para operar em área classificada IECEx EPL ZONA 2, (Gc), IIB, T3 e é certificada por normas internacionais incluindo API, DNV, IECEx, INMETRO (Brasil) e NRs (Brasil).